O fuzuê apresenta um City tour por Natal. Confira abaixo:
Praias urbanas de NataL:
A área da Praia do Meio abrange algumas praias, com limites indefinidos: Praia do Forte (ao redor do forte dos Reis Magos), Praia do Meio, Praia dos Artistas (onde fica o Chaplin) e Areia Preta; a Praia do Meio tem esse nome porque fica justamente próximo ao meio de toda a região.
Essa região da Praia do Meio fica mais ao norte de Natal, próxima ao rio Potengi; a Praia de Ponta Negra fica ao sul de Natal, e entre a Praia do Meio e Ponta Negra ficam as praias da Via Costeira.
Há um ponto de apoio turístico na Praia dos Artistas, ao lado do Chaplin; ao lado do ponto de apoio, há uma cabine do Banco do Brasil.
Em meados da década de 90, esta era a área mais movimentada de Natal, o lugar para onde tanto natalenses como os turistas se dirigiam; a avenida Café Filho era congestionada, e as barraquinhas de praia estavam sempre cheias.
Quando os turistas estrangeiros começaram a investir em Natal, a preferência foi por Ponta Negra; pousadas, restaurantes e outros negócios turísticos começaram a surgir em Ponta Negra. Isso causou uma visível decadência na região da Praia do Meio (o sinal mais evidente foi a falência do Hotel dos Reis Magos, que por muito tempo foi o maior hotel de Natal).
Desde 2003, o inchaço de Ponta Negra e a reclamação dos negociantes da Praia do Meio levou os Governos (de Natal e do Rio Grande do Norte) a tentar revitalizar essa área. Por exemplo, o calçadão foi refeito, as antigas barraquinhas foram demolidas e substituídas por outras mais modernas, uma imensa área de lazer e esportes foi construída na extremidade norte (um dos pólos de celebração do Ano Novo); em 2007, com a inauguração da nova Ponte Forte-Redinha, esperava-se que o renascimento da Praia do Meio ganhasse forte impulso.
Praia do Meio, antes da construção
da Ponte Forte-Redinha
De fato, houve melhorias na região, mas não tanto como se esperava. Novos hotéis e restaurantes surgem, mas outros fecham. As barracas ainda são frequentadas principalmente por moradores locais (a prática de se colocar o som do carro em altíssimo volume é corriqueira). Em 2008, a Feirinha de Artesanato da Praia dos Artistas foi reformada.
A região tem ainda seus atrativos, mas tem muito a ser melhorada.
A praia é bastante freqüentada de dia por banhistas e surfistas, mas à noite o movimento diminui bastante.
As praias são cortadas por recifes; quando a maré baixa, formam-se piscinais naturais, ótimas para crianças. Durante a maré alta, as ondas daqui são maiores que as de Ponta Negra, tornando a Praia dos Artistas um local favorito para os surfistas.
Os hotéis ao longo da avenida da praia são mais baratos que os de Ponta Negra. A qualidade e o preço variam bastante, mas é possível encontrar lugares confortáveis nesta região.
Via Costeira
A Via Costeira é uma via expressa (há apenas um semáforo, no acesso ao bairro e Farol da Mãe Luíza) ou cruzamentos (há espaços para retorno próximos aos hotéis) de cerca de 10 km de extensão que liga a Praia dos Artistas a Ponta Negra; a Via Costeira foi inaugurada em 1985.
Em um dos lados da Via, localizam-se os hotéis da Via Costeira, e no outro lado, encontra-se a reserva natural do Parque das Dunas.
Quando do projeto da Via Costeira, houve grande discussão a respeito dos impactos ambientais da obra. O propósito do Governo era encurtar o caminho entre a então pujante área central de Natal e a então pacata Vila de Ponta Negra; os ambientalistas afirmavam que o equilíbrio ecológico do parque das dunas poderia ser afetado pela obra da estrada em si e pelas construções que se seguiriam.
Por conta disso, as construções ao longo da Via Costeira são bastante reguladas. Até hoje, apenas hotéis foram construídos, e seguindo rígidos padrões (um hotel inacabado encontra-se paralisado por ordem da Justiça, por ter extrapolado os limites de altura; o hotel era projeto do grupo que controlava a empresa aérea BRA, que faliu em 2006 - o destino do esqueleto de hotel é incerto).
As praias da Via Costeira são mais limpas do que as de Ponta Negra e da Praia do Meio, pois são frequentadas basicamente por hóspedes dos hotéis.
Note, entretanto, que, apesar de limpas, nem todas as praias são indicadas para banho; a praia em frente ao hotel Barreira Roxa, por exemplo, é praticamente toda tomada por recifes pontudos. Ademais, como as praias são pouco frequentadas, e como não há serviço de guarda-vidas público (alguns hotéis podem eventualmente prover guarda-vidas privados), é necessário tomar redobrado cuidado para evitar afogamentos, pois haverá poucas pessoas para prestar ajuda em caso de necessidade.
Para quem se hospeda na Via Costeira, as opções de transporte são mais limitadas do que em Ponta Negra. A Linha 56 liga Ponta Negra à Ribeira, via Praia do Meio; as paradas de ônibus são precárias, e atravessar a Via Costeira requer muita atenção.
Sabedores desse problema, os hotéis da Via Costeira criaram um serviço gratuito de ônibus, que transporta hóspedes para os principais shopping centers de Natal.
No início de 2009, iniciou-se um trabalho de reforma e ampliação da Via Costeira. A idéia é torná-la um pouco mais larga, com um canteiro central, o que dará mais segurança para motoristas e pedestres.
Ponta Negra
Ponta Negra é a área mais frequentada por turistas em Natal.
Ponta Negra, além de praia, é um bairro de Natal; embora a praia concentre estabelecimentos turísticos, o restante do bairro é habitado por moradores, muitos de classes média e baixa.
Até recentemente, Ponta Negra era local de trabalho de pescadores e local de lazer de natalenses (à época, a Praia do Meio era o local mais turístico de Natal); por volta de 1990, o turismo começou a crescer na área. Alguns anos atrás, investidores estrangeiros (principalmente italianos, portugueses e outros europeus) começaram a investir dinheiro na região, trazendo desenvolvimento para a área.
Atualmente, Ponta Negra é a área que mais cresce em Natal. Apesar do grande número de pousadas e hotéis já existentes, vários outros estão sendo construídos; muitas casas são reformadas e adaptadas para se tornarem novos restaurantes, lojas, etc.
A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da av. Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.
Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, frequentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).
É proibido escalar o Morro do Careca, mas muitas pessoas o fazem.
Ambas as calçadas da avenida Erivan França são o local onde a diversão acontece. A área está sempre repleta de turistas, brasileiros e estrangeiros. Atualização: em 2006, houve uma série de operações policiais para combater a prostituição e as drogas em Ponta Negra; em consequência, muito da movimentação noturna que ocorria à beira-mar migrou para os Altos de Ponta Negra.
As fotos abaixo foram todas tiradas na manhã do dia 2 de dezembro de 2003, e trazem uma pequena amostra do que acontece todos os dias em Ponta Negra.
Informação úteis sobre Ponta Negra:
- Estacionamento é um problema. É permitido estacionar somente de um lado da pista; além de curta, essa pista tem várias vagas reservadas para táxis, deficientes físicos, polícia, etc. Há alguns estacionamentos privados ao longo da rua, ao custo de aproximadamente R$3.
- A maior parte de Ponta Negra fica no topo de uma colina; praticamente todas as ruas que chegam à região da praia são bastante inclinadas. Isso quer dizer que um hotel que fica a 100 metros de distância da praia pode não parecer tão perto como se imagina; entretanto, um efeito inverso também é possível: várias pousadas têm vista para o mar, ainda que estejam um pouco distantes da beira-mar. Veja essas fotos das colinas de Ponta Negra.
- Bancos: existem caixas automáticos do Bradesco, Caixa e 24 horas facilmente localizáveis na beira-mar; no segundo andar do restaurante Beterraba, estão instalados caixas do Banco do Brasil.
- como em outras prais do Nordeste, em Ponta Negra há diversos vendedores ambulantes; leia, em inglês, essa página sobre o comércio de praia em Ponta Negra.
Pontos turísticos de Natal
Forte dos Reis Magos
Localização: Praia do Forte. Tel: 3211-4959
Visitar o Forte dos Reis Magos é uma lição de História.
Centro de Turismo de Natal
Rua Aderbal de Figueiredo, 980 Petrópolis Tel: 3211-6149
O prédio foi construído por volta do final do século 19, e tem uma longa história: foi abrigo para mendigos, orfanato e prisão.
Desde 1976, tem abrigado o Centro de Turismo, onde se encontram várias peças de artesanato e trabalhos manuais; cada loja ocupa uma das antigas celas da prisão.
Há apresentação de shows folclóricos no local (leia mais sobre o show, chamado Forró com Turista, na página Vida Noturna em Natal.
O local tem uma bela vista da cidade e do Rio Potengi.
Catedral Nova Cidade
Av. Marechal Deodoro Centro Tel: 3211-4342
A construção da catedral teve início há mais de 30 anos, e até hoje não terminou; o projeto arquitetônico é arrojadíssimo, dando à catedral um aspecto bastante incomum. Este é o maior lugar de adoração católica em Natal.
Farol da Mãe Luiza
Via Costeira, perto de Areia Preta.
O farol é até hoje utilizado para orientar os navios na costa de Natal; construído em 1951, a torre tem 37 m de altura e 150 degraus para atingir o topo.
Foto do farol, copyright Secretaria de Turismo de Natal
Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno
Estrada de Pirangi (Rota do Sol), km 11 Tel: 3216-1400
O nome Barreira do Inferno é uma referência às falésias vermelhas que existem nas praias da região.
Por causa de sua posição, quase sobre a linha do Equador, Natal é um bom lugar para centros aeroespaciais.
O Centro é aberto para visitação, que deve ser marcada com antecedência; durante a visita, várias fotos e peças de foguetes são mostrados por especialistas.
Em frente ao Centro, há alguns modelos de foguetes fora de utilização; diversos turistas dão uma parada para algumas fotos.
O maior cajueiro do mundo
Rua do Cajueiro, Pirangi
Está registrado no livro do Guiness como a árvore que cobre a maior área, 8.400 metros quadrados; é maior que um campo de futebol normal.
Por causa de uma mutação genética, os ramos crescem lateralmente, em vez de crescer para cima; quando os ramos tocam o solo, uma nova ramificação começa a crescer.
Museus e Pontos Históricos em Natal
Os horários de funcionamento dos museus podem sofrer alterações, por isso ligue antes para confirmar; na maioria dos museus a entrada é franca ou cobra-se somente uma taxa simbólica.
Observe também que, na Cidade Alta, em um setor do centro velho, há uma concentração de alguns museus.
»Forte dos Reis Magos
Localização: Praia do Forte. Tel: 3211-4959
Memorial Câmara Cascudo
Av. Câmara Cascudo Cidade Alta
Câmara Cascudo foi um sociólogo que dedicou sua vida estudando a cultura de Natal e do Rio Grande do Norte; seu mérito é reconhecido em todo país.
Esta é a casa onde Cascudo e sua esposa passaram a maior parte de suas vidas; depois de sua morte, ela morou na casa até 1997, quando ela faleceu. Em 2001, o local tornou-se um museu, o qual mostra os objetos pessoais e as várias homenagens ao Sr. Cascudo.
Não confunda este Memorial com o Museu Câmara Cascudo (veja abaixo).
Museu Câmara Cascudo
Av. Hermes da Fonseca, 1398 Tirol Tel: 3215-4192
Museu da ciência natural e antropologia, mantido pela Universidade Federal.
Exposições diversas: fósseis encontrados na região; esqueletos de vários animais: baleia, elefante, leão, etc; trabalhos de arte indígena e afro-brasileiras, peças relevantes da História de Natal e do Rio Grande do Norte.
Museu da Cultura Popular
Rua Chile, 106 Ribeira, Natal Tel: 3221-2066
Museu dedicado à cultura popular de Natal.
Exibe fotos e escritos que descrevem as atividades folclóricas, trabalhos manuais, livros e trajes típicos.
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Rua Conceição, 622 Cidade Alta Tel: 3221-1228
É o arquivo cultural oficial mais antigo de Natal. Contém fotografias, jornais e revistas mostrando a vida passada da cidade.
Espaço Cultural Palácio Potengi
Praça Sete de Setembro, Cidade Alta
A construção do prédio terminou em 1873.
Antiga sede do governo do Estado. Hoje abriga diversas exposições culturais e artísticas, e também Pinacoteca do Estado.
Museu de Arte Sacra
Rua Santo Antonio, 698, Cidade Alta Tel: 3211-4236
Museu da arte religiosa (católica). Peças datadas do século 17 ao 20. Imagens, esculturas, trajes e outros materiais que eram usados na adoração católica.